O regresso da Fénix: Das cinzas ressurgiremos cada vez mais fortes

 

Retomar a vida profissional depois de uma paragem obrigatória não é tarefa fácil, nem simples. Como obrigar a parar quem não consegue estar parado? O mesmo que se diz a um animal enjaulado que atinge, por fim, a liberdade. Ou a um vulcão a que nem o frio do Ártico obriga a adormecer.  

O que se diz? Nada, ou muito pouco, porque na verdade ninguém pode ser quem não é. Sentir a vida a pulsar nos sonhos que aos poucos vamos concretizando, tem o efeito de nos fazer sentir vivos! Tal como uma Fénix renascida das cinzas!

A analogia com a mitologia grega, é exagerada, mas faz para mim todo o sentido. A ave magnífica de penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas que  transportava em vida voo e cargas muito pesadas, e quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Segundo alguns escritores gregos, vivia exatamente quinhentos anos. A vida longa da Fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na num símbolo de força, da imortalidade e do renascimento.

Para os gregos, a Fénix por vezes estava ligada ao Deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da Fénix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte.

Não tenho pretensões de imortalidade, mas vejo sim na Fénix o símbolo do renascimento.

Vejo a metáfora do coração ardente de  paixões, o amor pelas causas e a esperança em dias melhores.

Vejo a força, a perseverança e a resiliência.

Reflito na vida que tenho e que tive, nas quedas que dei e quando parecia ter perdido todas as forças, eis que renasço das cinzas e com uma vontade incomensurável de viver tudo outra vez! De fazer mais e melhor!

Esta é a mensagem de hoje, se cair levante-se, se perdeu recomece, de não tem forças hoje, dê um passo atrás, e amanhã regressará em pleno, incendiando tudo e todos/as com energia positiva e multiplicadora, inundada em esperança!

Das cinzas ressurgiremos cada vez mais fortes, cada vez mais conscientes, cada vez mais gratos e cada vez mais lutadores. 

E assim se comemora o regresso da Fénix! 

 

kiss, kiss. Bang, bang!

celmira

 


 

Foto: Odair S. Rodrigues

 

2 opiniões sobre “O regresso da Fénix: Das cinzas ressurgiremos cada vez mais fortes

  1. Saber que te vais cuidar e saber que tens noção do que está aqui em causa deixa- me muito mais descansada. Não, não te vou dar uma reprimenda porque acho que nada do que eu possa dizer agora não tenha sido já dito. Deixo um conselho: vive cada dia, aproveita cada momento…mas não como se o mundo fosse acabar amanhã. E sê feliz porque ninguém merece mais que tu.❤

    Liked by 1 person

Deixe um comentário