Ingredientes do amor na Educação Especial por Ana Beja

 

Conheci a Ana Beja nas redes sociais e pela co-autoria do livro “Programa de Treino de Competências Funcionais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais”. Meses mais tarde, em Mangualde, a Ana lançou-me o desafio de ajudar a criar respostas sociais na sua área de residencia. Logo percebi o seu perfil de mulher de armas e uma lutadora pelas questões da inclusão. Obrigada Ana pela partilha de hoje, que seja a primeira de muitas.

 

“A Educação Especial é feita de 2 ingredientes: dar e receber. E é nessa receita simples que reside toda a sua essência!

Contudo, nestes 2 ingredientes, a dosagem vai-se alterando! Umas vezes dá-se mais, outras, recebe-se mais! No meu caso em particular, apesar dos ingredientes nunca mudarem, a dosagem altera-se. E chego muitas vezes à conclusão de que recebo muito mais do que aquilo que dou! Todos os dias recebo! E recebo imenso…

Nesta culinária sem farinha e sem forno, ora cozinho eu, ora cozinham eles. E o que é feito pelas mãos de outra pessoa, sabe sempre tão bem…E não há quem o saiba fazer melhor do que eles!! Quem não gosta de receber logo pela manhã uma bandeja de sorriso franco e de abraço fácil? Quem não gosta de ver o copo meio cheio em vez de meio vazio? Não conheço ninguém!

E não me canso de dizer de que a receita é simples: dar e receber sem esperar nada em troca.

E quando se cozinha com o coração, toda a receita se transforma em riqueza. Apesar da simplicidade dos ingredientes, o conteúdo é fantástico! Com ele aprendo a ser uma pessoa mais tolerante, aprendo que a conquista só se alcança com esforço, aprendo a dar valor ao que realmente importa e aprendo que o respeito e a confiança só se ganham quando aquilo que fazemos nos sai da alma…

Pois é…não há receitas mágicas na Educação Especial.

Não há ingredientes mágicos.

O que realmente é mágico são os verdadeiros cozinheiros que a compõem e que sabem, como ninguém, criar o prato mais fantástico que alguma vez provei!

Obrigada, queridos/as alunos/as!”.

Ana Beja

Obrigada nós Ana pela sua colaboração.

 

Kiss, kiss. Bang, bang!

celmira

 

 

Anúncios

2 thoughts on “Ingredientes do amor na Educação Especial por Ana Beja

  1. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido e pela sua “receita”. Não poderia concordar mais.. todos os dias dou e recebo tanto no trabalho que desenvolvo com estas crianças. Sem dúvida que o “coração” é quem nos guia e nos ajudar a ver qual é o melhor caminho a seguir. Porque os afetos são a base de tudo nesta vida e com eles somos capazes de aprender e fazer tanto!

    Sinto-me tão bem quando “conheço” colegas que me fazem sentir que não estou sozinha.
    Bem-hajam Ana e Celmira! Vocês são uma grande inspiração! 🙂
    Isabel

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s