15 Passos para melhorar funcionamento da sua Organização (Garantido!)

As próximas linhas refletem a minha visão sobre a emergência de novos Modelos de Negócio Social.  Modelos de Organização seculares e bafientos, que teimam em não querer evoluir, põem em causa a sua sobrevivência e sustentabilidade, e pior, condenam as organizações homólogas a representações sociais igualmente medíocres.

Na verdade, o nível de satisfação das famílias relativamente à rede de apoio social formal, é assustadoramente baixo. Escasseiam respostas sociais; a responsabilidade do estado é omissa e muitas vezes inexistente; não há uma cultura de inclusão educativa, social ou laboral; as organizações não partilham as tomadas de decisão com os pais/mães ou beneficiários/as; ou os serviços prestados são de qualidade duvidosa. Enfim…

Certo é que, a máxima do “nada de nós sem nós” ganha agora todo o sentido e deve ser prática corrente no Terceiro Sector, pois nele encontramos pessoas capazes, proativas e informadas.

No decorrer do tempo partilharei exemplos de boas práticas nas organizações nesta área (que os há), mas para já, deixo-vos com algumas dicas que, na minha modesta opinião, definem o novo paradigma de funcionamento e organização do Terceiro Sector e da qual a Associação Leque é pioneira.

LEQUE

 

 

1. Os nossos problemas, as nossas soluções. A Organização dá resposta aos problemas identificados pelas famílias e pessoas que dela beneficiam? Na Leque esta identificação resultou de um levantamento sobre as necessidades das famílias do distrito de Bragança, no âmbito da minha tesse de doutoramento (2006 a 2013).

2. O exemplo começa de cima. A Direção tem uma visão humana e científica rigorosa sobre a deficiência, o envolvimento familiar e a economia social? Na Leque todos os elementos da equipa (famílias, funcionários/as, voluntários/as, técnicos/as e órgãos sociais) consolidam esta mesma visão, através da formação.

3. Transdisciplinaridade da Equipa. A sua organização trabalha ainda de forma multidisciplinar? As famílias e os beneficiários/as fazem parte da equipa? A Associação Leque é das poucas IPSSs do país a trabalhar seguindo o Modelo Transdisciplinar.

Neste modelo, as Famílias, Beneficiários/as, Órgãos Sociais, Auxiliares e Técnicos/as constituem uma equipa coesa e com pesos simétricos nas tomadas de decisão. Nesta equipa todos são formadores e formandos. Os papéis diluem-se e as competências edificam-se num trabalho de equipa conjunto que vai da avaliação à intervenção.

 4. Premiar o mérito. A sua organização valoriza a competência e o perfil humano? Vamos ser sinceros, nem toda a gente tem perfil para exercer funções na área social. Se for o seu caso (dirigente ou funcionário/a), faça um favor a si mesmo: vá trabalhar para outra área se não se apaixonar pelo Terceiro Sector.

 5. Liderança forte. O líder da sua organização cumpre os princípios de Delors? Saber saber (ter conhecimento), saber fazer (ter capacidades de operacionalizar esse conhecimento), saber estar e saber ser (ter atitudes pró-inclusivas e solidárias). Estes pilares são determinantes numa liderança de sucesso. Uma dica: um líder no terceiro sector não pode, nem deve, ceder a pressões (políticas, ou outras). Afaste-se da liderança, quando não tem condições para separar  a política da solidariedade.

6. Não fazer mais do mesmo. A sua instituição depende maioritariamente de subsídios do Estado? Na Leque apostamos na inovação dos serviços e projetos de empreendedorismo social autossustentáveis. Este é o futuro das organizações do Terceiro Sector.

7. Rentabilizar os recursos da rede comunitária. A sua organização tem uma cultura de otimização de recursos? Na Leque os recursos da comunidade são partilhados. Essa partilha vai desde os transportes aos técnicos, passando pela compra de material de desgaste em rede, para reduzir os custos. Este é um princípio basilar para a evolução das instituições do Terceiro Sector.

8. Acreditar na rede de parcerias e dos seus benefícios. A cultura da sua organização baseia-se apenas em receber? As organizações do Terceiro Sector também podem dar. Aliás, dar e receber tornam as relações institucionais mais saudáveis.

 9. Elogie organizações homólogas. Não há nada pior do que criticar a Associação do lado sem a conhecer. O que diz isso de nós? Primeiro, procure conhecer de fundo como funciona, depois, e se mesmo assim, acha que não estão a fazer um bom trabalho, proponha-lhes soluções. Sobretudo não se isole, ganhamos todos quando trabalhamos em rede e com um objectivo comum.

10. Não ter medo de avaliar. A sua organização aposta numa filosofia interna de melhoria contínua? Avaliar as práticas internas da organização promove o seu crescimento (entre outras formas de avaliação leve a sério o conceito da Análise SWOT).

 11. Plano de Comunicação. Que mensagem passa a sua organização? Já pensou nisso? Como quer que vos vejam? Como um problema ou como uma solução? Na Leque centramos a mensagem nas forças e oportunidades na Associação. Queremos passar uma mensagem que reflita a qualidade dos nossos serviços.

12. Medir o Impacto Social (SROI). A sua organização mede o impacto social? É imprescindível que os parceiros/investidores/ mecenas, percebam que a aposta na vossa organização não se irá circunscrever a 20 ou 30 pessoas, mas que muitas mais irão beneficiar destas respostas e o retorno social será exponencial. E na verdade, é isso que acontece, não se esqueça dos beneficiários indiretos.

13. Transparência financeira. A sua organização tem contabilidade organizada e disponibiliza relatórios de contas? Por movimentarem recursos públicos e privados, as organizações sociais devem oferecer aos seus stakeholders/parceiros/mecenas, informações confiáveis e claras, sobre os recursos alocados e que permitam uma validação das suas ações.

14. A institucionalização deverá ser o último recurso das famílias. Em que acredita a sua organização? Aposte em respostas sociais que promovam antes a inclusão social e laboral dos seus beneficiários/as.

 15. Produza um marketing positivo dos seus beneficiários/as (utentes ou clientes, como lhe preferir chamar). Se nós que estamos dentro das organizações não acreditarmos na autodeterminação, autonomia e inclusão desta população, quem o fará?

 

Percebem agora quando digo que a Leque é “uma lufada de ar fresco no Terceiro Sector”?

Acredito que existam inúmeras  dicas que farão a diferença no sucesso das organizações, fico à espera das vossas sugestões para melhorar este artigo. Certo?

Até à próxima!

Kiss, kiss . Bang, bang!

celmira

4 opiniões sobre “15 Passos para melhorar funcionamento da sua Organização (Garantido!)

  1. Celmira li o seu post e faz todo o sentido, como me identifico com cada frase e como me faz acreditar que e possível, mas na realidade ha um longo caminho a percorrer porque ha muitas pessoas que estão a anos luz deste novo paradigma…

    Liked by 1 person

  2. A mim parece-me que fazemos um bom trabalho…mas o mérito deve-se, quase na totalidade, a ti e á tua forma de ser, estar, pensar e da tua visão sobre a deficiência. Só espero que outras associações/instituições leiam e aprendam alguma coisa porque não falta por aí locais destes, para
    quem a única linha de pensamento é o dinheiro que poderá entrar no final de cada mês…e eu sei o que digo e tu também sabes! Obrigada por fazeres parte da nossa vida, tornando a nossa cruz diária um pouquinho menos pesada.

    Liked by 1 person

Deixe um comentário